Quando o barulho vai embora!

Texto bíblico

¹ Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. ² Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. ³ Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. ⁴ Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. ⁵ Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã. ⁶ Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. ⁷ O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. ⁸ Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra! ⁹ Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. ¹⁰ Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. ¹¹ O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Salmos 46.1-11

Objetivo: Ensinar sobre os benefícios do silêncio e como ele se relaciona com a escuta de Deus.

Reflexão:

Vivemos em uma sociedade agitada e absorvemos estes princípios e replicamos em nossas atitudes. Assim, por vezes somos tomados pelas angústias e ansiedade diante da adversidade, e isso não afeta somente aos adultos, mas as crianças são envolvidas nesta dinâmica e estão crescendo sem entender o valor do silêncio. É preciso encarrar, como professor e professora de escola bíblica, o desafio de propor às crianças e a seus pais momentos de silenciar. Com isso em mente, proponho que nesta semana sejam desenvolvidas algumas atividades voltadas a trabalhar a atitude de silenciar, tendo como base o texto do Salmo 46. 

Versículo para memorizar: 

Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; Salmo 46.10a


Atividade: O cantinho do refúgio!

Observação: atividade para crianças maiores.

A atividade se baseia no Salmo 46.1, que diz: "Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, socorro bem presente na angústia." O objetivo é ensinar as crianças a usar o silêncio para ouvir a Deus e lidar com sentimentos e situações difíceis.

 Como fazer:

Apresentação dos sentimentos e situações difíceis: Comece conversando com as crianças sobre como elas se sentem em dias de barulho e agitação. Use cartões com emojis ou desenhos de diferentes sentimentos (raiva, medo, tristeza, ansiedade) e situações difíceis (doenças na família, sentir-se excluído pelos amigos, tomar remédios). Peça que cada criança escolha um cartão que represente um sentimento que já teve. Depois, explique que o Salmo 46 ensina que Deus é o nosso refúgio, um lugar seguro onde podemos levar todos esses sentimentos e situações.

O Cantinho do refúgio: Com as crianças, criem um espaço especial na sala, com almofadas, tecidos ou um tapete. Depois, oriente as crianças a se sentar em círculo com uma almofada no colo. Este será o cantinho do refúgio.

A prática do silêncio:

    • Convide as crianças a se sentarem no cantinho do refúgio.
    • Peça que elas fechem os olhos ou olhem para a almofada em seu colo e respirem fundo, devagar.
    • Converse com elas sobre o sentimento e as situações que escolheram e estimule que, no silêncio, imaginem que estão entregando esse sentimento ou situação a Deus.
    • Leia o Salmo 46:1 em voz alta, de forma suave e pausada por sete vezes: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia".
    • Incentive as crianças a passarem alguns minutos em silêncio, focadas em suas respirações e em entregar o sentimento a Deus.
    • Depois do momento de silêncio, oriente as crianças para fazerem uma oração individual, colocando a sua situação diante de Deus.

Depois do momento de silêncio, solicite que as crianças peguem papel e caneta ou giz de cera. Peça que desenhem ou escrevam sobre como se sentem após deixar o sentimento ou a situação difícil com Deus.

Por fim, reúna as crianças e oriente que compartilhem com os colegas o que estão sentindo. Diga que elas não precisam ter medo de sentimentos ou situações difíceis, pois o silêncio e a oração são o caminho para o refúgio seguro em Deus.

Essa atividade ensina que o silêncio não é apenas a ausência de barulho, mas uma ferramenta para encontrar a paz e a segurança em Deus, independentemente do que estamos sentindo ou vivenciando.

O cantinho do refúgio (atividade para crianças menores)

Conversa e brincadeira dos sentimentos: Comece com uma conversa leve sobre como o corpo se sente quando estamos bravos, tristes ou com medo. Use expressões faciais e gestos. Use bonecos ou imagens com diferentes carinhas (feliz, bravo, triste). Peça que as crianças escolham o boneco ou imagem que parece com um sentimento ou situação difícil. Diga a elas: Quando a gente sente algo ruim, o coração faz 'tum-tum-tum' bem rápido. E a Bíblia nos conta que Deus é nosso refúgio.

Criando o cantinho do refúgio.

Chame as crianças para montar um espaço aconchegante, com almofadas, cobertores e explique que este é um lugar especial aonde podemos ir quando precisamos nos acalmar e sentir o abraço de Deus.

O momento do silêncio.

  • Convide as crianças a se sentarem ou se deitarem no cantinho.
  • Fale baixinho: Agora, vamos fechar os olhos e fingir que Deus está nos dando um abraço bem forte. Não precisamos falar nada, só sentir o abraço dEle.
  • Leve a mão ao coração e incentive-as a sentirem as batidas, dizendo: Vamos respirar fundo, como se estivéssemos enchendo um balão, e soltar o ar devagarzinho. Enquanto respiramos, o 'tum-tum-tum' do coração vai ficando calminho, calminho."
  • Repita suave e pausadamente, por sete vezes, o versículo 1: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
  • Depois do momento de silêncio, faça uma oração e solicite que as crianças repitam.

Depois do silêncio, dê papel e giz de cera e oriente que desenhem algo que as deixe felizes ou que as faça se sentir em paz.

Reúna as crianças e convide que mostrem seus desenhos. Reforce a ideia de que Deus é um amigo sempre presente e que podemos ir ao nosso cantinho do refúgio sempre que precisarmos de paz.