Discipulado infantil: Como ensinar seus filhos a andarem com Jesus todos os dias?


Muitas vezes o termo DISCIPULADO nos dá a ideia de que é algo difícil e trabalhoso. Mas, ao olharmos para a Palavra de Deus, vemos que, independente do quanto isso custe para você, é uma ordem dada por Jesus a todos os que creem. Mateus 28:19-20 diz: "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos." 


Quantas vezes você ouviu esse versículo e pensou que não tinha como ir para outro lugar fazer discípulos? 


Pai e mãe, olhem para o lado, existem pequenos discípulos bem aí!

"E estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te." Deuteronômio 6:6-7 enfatiza a importância de guardarmos a Palavra de Deus no coração e transmiti-la de geração em geração, tanto em momentos formais (um culto doméstico, ou culto na congregação) quanto em momentos informais (fazendo as tarefas rotineiras e comuns da vida).

Discipular não é somente ensinar as histórias bíblicas que você ouviu desde criança, mas formar o caráter de Cristo no coração da sua criança. Instruir e ensinar princípios que serão levados à vida inteira. E neste sentido, mais importante do que o que você fala é o que você faz, e como reage às situações do seu dia a dia. Existem olhinhos observando tudo e copiando o seu comportamento.

A igreja é parceira neste processo, quando você leva seus filhos para as atividades do ministério infantil e também aos cultos em família. Mas a grande responsabilidade de ensinar essa criança foi dada aos pais. E creia, se Deus lhe deu esse presente, também colocou em você a capacidade de educá-lo e ensiná-lo, mesmo que o mundo ao seu redor seja assustador e sombrio. Quando os pais deixam de discipular os seus filhos, o mundo se encarrega disso, mas não se engane, o mundo não está preocupado em fazer o seu filho amar a Deus, muito pelo contrário, está empenhado em oferecer inúmeras coisas que o afastarão do propósito de Deus para suas vidas.

"Discipular uma criança é ajudá-la a conhecer Jesus, amá-Lo e segui-Lo com suas atitudes."

Esse processo deve ser algo contínuo, relacional e intencional. Jesus fez isso e você deve copiá-lo dentro da sua casa. Ele ensinava andando junto, corrigindo com amor e celebrando as vitórias. É na infância que os valores, a fé e a identidade das crianças são formados, e ser intencional em discipulá-las é prevenir uma vida de caminhos tortuosos e distantes de Deus, e dar principalmente a ela a esperança da vida eterna com Jesus.


COMO DISCIPULAR, NA PRÁTICA:


Momentos devocionais em família (curtos, mas constantes): 

As crianças não têm um tempo de atenção tão longo quanto o dos adultos e, mesmo que a criança esteja brincando ao seu redor enquanto você lê um trecho bíblico, pode ter certeza de que ela está captando algo. Por isso, comece desde cedo, seja seu filho ainda um bebê de colo, comece a criar o hábito.




Orar juntos em momentos bons e ruins:

Estão passando por um desafio familiar? Orem juntos! Antes das refeições, agradeçam juntos. Ensine que Deus é nosso Pai amoroso e está pronto para nos ouvir e se relacionar conosco a todo momento. 



Relacionar acontecimentos do dia com ensinamentos bíblicos:

Houve um momento de desobediência? Lembre às crianças sobre histórias onde as pessoas que obedeceram a Deus foram cuidadas e guardadas por Ele ou receberam alguma recompensa. Experimentaram provisão e cuidado de Deus em uma situação específica, lembrem-se de que Deus já agia assim com o seu povo desde a criação do mundo e continua fazendo.




Ensinar a criança a ler (ou ouvir) a Bíblia sozinha.

Deixe-a manusear a Bíblia, talvez ela tenha uma Bíblia ilustrada, torne este um momento importante do dia.





Ser exemplo — o discipulado mais poderoso vem do que a criança vê.


PARA IMPRIMIR:

Vocês podem utilizar as seguintes cartas para trabalhar 20 perguntas importantes sobre Deus e a Bíblia com as crianças, incentive que elas memorizem as perguntas e respostas e também desafie a memorizar o versículo. 

A sugestão é trabalhar um versículo por semana. Se preferir, pode plastificar as cartas para maior durabilidade.



Nathalia Larissa Hoffmann Dickel

Bacharelado e Licenciatura em Psicologia e Bacharelado em Teologia.